Mitos e verdades sobre dietas

By: | Tags: | Comentários: 0 | Outubro 6th, 2016

Como sabemos que há muitas dúvidas em relação às dietas, decidimos reunir as perguntas mais comuns e revelar se são mesmo verdade ou mito. Confira:

 

– Comer a cada três horas emagrece?

Sim. Isto acelera o metabolismo, diminui a fome e a ansiedade, reduzindo, assim, episódios de compulsão alimentar e refeições em porções muito concentradas.

 

– Beber líquidos durante a refeição engorda?

Depende do líquido. Para evitar ganho de peso, é importante não beber refrigerantes, sumos industrializados, bebidas alcoólicas e até mesmo os sucos naturais açucarados.

 

– Comer à frente do computador ou da televisão engorda mais?

Este hábito pode ser um fator de risco para o ganho de peso, já que ficamos desatentos e podemos perder o controlo do consumo dos alimentos. Geralmente, nessas situações, a pessoa não mastiga corretamente, come rápido e acaba por consumir uma quantidade de alimentos maior do que a necessária.

 

– Toda atividade física é recomendada para quem está em dieta?

Sim. Atividades físicas são sempre bem-vindas para perda ou manutenção de peso. Os exercícios podem beneficiar o corpo de muitas maneiras, aumentando a força muscular e acelerando o metabolismo por diminuir o percentual de gordura, por exemplo. A prática de atividade física regular pode reduzir os níveis de triglicerídeos e ajudar a manter os níveis de colesterol HDL (colesterol bom).

 

– Produtos diet e light são melhores do que os normais?

Depende. É preciso lembrar que há diferenças entre diet e light. Diet significa que o produto é isento de alguma substância, como açúcar, por exemplo. Já light é a denominação para os alimentos que possuem redução de alguma substância. A escolha do produto vai depender do objetivo. Se a pessoa possui alguma restrição alimentar, como é o caso dos diabéticos, deve optar pelo produto diet. Caso o objetivo seja apenas controlar o peso, pode-se optar pelo produto light ou até mesmo o normal, mas sem exagerar na quantidade.

 

– Parar de comer doces ajuda a emagrecer?

Sim. Os doces são fonte de carboidratos refinados e muitos apresentam uma quantidade elevada de gorduras, como os chocolates e sumos, que são extremamente calóricos.

 

– Fazer jejum ajuda a emagrecer?

Não. Jejuar retarda o metabolismo, deixando-o mais lento. Isto gera disfunções hormonais, aumento do stress, entre outros fatores que podem prejudicar a saúde.

CONTACTE-NOS