Conheça sete maneiras de evitar as cáries

By: | Tags: | Comentários: 0 | Novembro 8th, 2016

A cárie é causada pela presença de ácidos produzidos por bactérias da boca, com a ação constante desses ácidos, o esmalte dos dentes é corroído e cria as cáries. Há muitos fatores que contribuem para o aparecimento deste problema dentário, tais como, maus hábitos alimentares, flúor e até hereditariedade. Porém, o pouco cuidado com a higiene bucal e com a higiene oral são os principais motivos que facilitam o aparecimento dessa doença.

 

Existem diversas maneiras de evitar as cáries. Selecionamos 10 maneiras que devem ser adotadas por todos para evitar este problema:

 

Visitas regulares ao dentista

A cárie nem sempre é visível e de fácil identificação. Por isso, é importante consultar o dentista periodicamente para que este possa avaliar a presença de eventuais cáries e tratá-las adequadamente.

 

Escovar os dentes de maneira correta

Escovar os dentes como deve ser é o fator principal para ter uma limpeza oral completa. Escolha sempre escovas com cerdas macias e troque-as, pelo menos a cada dois meses. A escovação deve ser feita com o posicionamento da escova a 45 graus e sempre no sentido contrário ao da gengiva. O ideal é escovar sempre após todas as refeições.

 

Fio dentário

O fio dentário contribui para remover resíduos mais difíceis, que se acumulam entre os dentes o que facilita o aparecimento da cárie. É necessário utilizá-lo diariamente, especialmente antes de dormir.

 

Higienizar a língua

Outro fator importante é a higienização da língua. Acumulam-se muitas bactérias na língua o que também facilita o aparecimento das cáries.

 

Alimentação saudável

Uma alimentação saudável é essencial para uma boa qualidade de vida e combater as cáries. O açúcar é o alimento favorito das bactérias, por isso, diminua o consumo e escove os dentes sempre após consumir este tipo de alimento.

 

Beber muita água

A ingestão da água contribui para aumentar a salivação, equilibrando o PH da boca e evitando a proliferação de bactérias.

 

Não fumar

O cigarro, entre outros males, diminui o equilíbrio da flora bucal favorecendo o aparecimento de cáries.

CONTACTE-NOS