A Dieta3Passos foi criada pela. Dra. Filipa Cortez em 2006, consistindo numa abordagem nutricional para o tratamento do excesso de peso. Estruturada em 3 fases, com uma intervenção centrada no cliente, baseia-se na evidência científica mais actual, com vista à redução ponderal e de massa gorda, bem como à modificação comportamental.
Neste contexto, o objectivo passa pela adoção de estilos de vida saudáveis, que permitem a manutenção do peso perdido a médio-longo prazo.
Uma abordagem nutricional que assenta em sete pilares fundamentais:
– Dieta low carb saudável
– Crononutrição
– Acompanhamento semanal em consulta com um Nutricionista
– Suplementos alimentares
– Substitutos de refeição (opcional)
– Coaching nutricional e estratégias de modificação comportamental
– Plataforma e-terapêutica
Criado e Desenvolvido por Nutricionistas, o Método3Fases®, que está na base da Dieta3Passos, apresenta uma série de evidência ao nível da perda de peso clinicamente significativa e sucesso na manutenção do peso perdido.
A consulta de nutrição Dieta3Passos baseia-se no modelo no Nutrition Care Process, incluindo Avaliação
Nutricional, Diagnóstico Nutricional, Intervenção Nutricional e Monitorização/Avaliação.
Pode encontrar mais informação em https://www.dieta3passos.pt
Dieta low carb saudável
Crononutrição
Acompanhamento semanal em consulta com um Nutricionista
Suplementos alimentares
Substitutos de refeição (opcional)
Coaching nutricional e estratégias de modificação comportamental
Plataforma e-terapêutica
Avaliação Nutricional
Diagnóstico Nutricional
Intervenção Nutricional
Monitorização/Avaliação
Avaliação Nutricional
Diagnóstico Nutricional
Intervenção Nutricional
Monitorização/Avaliação
A consulta de Nutrição Clínica dá resposta às necessidades específicas de cada cliente, independentemente do seu objectivo ser ou não a perda de peso.
Esta consulta baseia-se no modelo do Nutrition Care Process:
1. Avaliação Nutricional: recolha de dados da sua história clínica e nutricional, bioquímicos, estilo de vida, hábitos alimentares, com estimativa das necessidades nutricionais.
2. Diagnóstico Nutricional: Identificação de excesso de peso, obesidade, ou risco nutricional; identificação das causas ou factores de risco subjacentes dos problemas identificados; identificação de sinais e/ou sintomas associados ao estado actual de saúde do cliente.
3. Intervenção Nutricional: compreende a definição de um plano alimentar e conjunto de acções com vista à mudança do comportamento nutricional, alimentar, ou do factor de risco identificado. Definem-se objectivos e resultados terapêuticos concretos. A intervenção nutricional é baseada na evidência e personalizada, de acordo com a avaliação e diagnósticos nutricionais. O cliente é sempre envolvido no processo e a prescrição nutricional identifica o nutricionista.
4. Monitorização/Avaliação: Promoção da auto-monitorização, avaliação da evolução clínica e nutricional do cliente, reavaliação dos dados antropométricos, adesão à prescrição feita, redefinição de objectivos terapêuticos em função dos resultados e cumprimento das normas adequadas a cada situação clínica e nutricional.