Ortodontia

A ortodontia é a especialidade da medicina dentária dedicada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções dento-faciais (posicionamento incorrecto dos dentes e maxilares).

Marque uma consulta

    Ortodontia

    Em que consiste o tratamento

    O tratamento ortodôntico é muito procurado por motivos estéticos, mas proporciona igualmente benefícios funcionais.

    Maloclusões (encaixe incorrecto dos dentes) estão normalmente associadas a problemas de respiração, deglutição, dicção, e até problemas posturais (devido à tensão que podem provocar na ATM, que funciona como um dos eixos do nosso corpo). Apinhamentos dentários (dentes desalinhados) dificultam uma correcta higiene oral, estando associados a maiores acumulações de placa bacteriana, e consequentemente maior probabilidade de desenvolver cáries e problemas periodontais.

    Assim, ao corrigir a oclusão e alinhamento dos dentes, proporcionamos ao paciente melhorias não só de auto-estima, mas também de saúde oral e geral.

    Casos de Sucesso

    Antes e depois

     Before Clean Teeth
     After Clean Teeth
     Before Clean Teeth
     After Clean Teeth
     Before Clean Teeth
     After Clean Teeth
     Before Clean Teeth
     After Clean Teeth
    Ortodontia

    Como actuamos

    01

    Estudo ortodôntico, registo fotográfico e impressões (moldes) iniciais

    02

    Colocação de aparelho fixo ou entrega de alinhadores invisíveis

    03

    Consultas de controlo com a periodicidade indicada pela médica

    04

    Remoção de aparelho, colocação de contenções finais, registo fotográfico e impressões finais.

    Consulta

    Marque já
    a sua primeira consulta

    Pure

    Testemunhos dos clientes

    "Uma excelente clínica, com excelentes profissionais"

    Sandra Ferreira, Almada

    "Fiz tratamentos com a Dra. Joana e fiquei muito satisfeita com o seu trabalho e simpatia. Recomendo a Clínica Pure!"

    Maria Adelaide Carvalho, Quinta do Conde

    "O atendimento é de excelência, muito profissional e todos bastante atenciosos. Sou seguida pela Dra. Joana, uma médica dentista sempre disponível, muito dedicada e cuidadosa. O ambiente da recepção e consultórios é calmo e muito agradável. Clínica 5 estrelas!"

    Érica Moreira, Lisboa

    "Gostei muito do atendimento, a equipa é toda muito prestável. A Dra Joana comunica de forma clara e transmite segurança aos pacientes. É notório que é uma médica muito experiente."

    Antônio Faleciano, Londres

    "Adorei a Dra Joana. É muito querida e nunca me magoou. Foi uma consulta muito divertida."

    Marta Carvalho, 9 anos, Almada
    Ortodontia

    Dúvidas habituais

    Os problemas ortodônticos podem ser hereditários (genéticos) ou ambientais, ou seja, causados por hábitos parafuncionais (como a sucção digital ou uso prolongado de chucha), perda precoce de dentes decíduos (dentes de leite), entre outros.

    Recomendamos que a primeira consulta seja feita perto dos 6 anos de idade, após a erupção dos primeiros dentes definitivos. A ortodontia interceptiva permite-nos, actualmente, corrigir precocemente (e com alguma facilidade) problemas articulares e esqueléticos, com recurso a aparelhos removíveis e expansores fixos.

    A idade não é necessariamente uma condicionante para o tratamento ortodôntico. Para que este seja possível, é necessário que existam boas condições periodontais (dos tecidos que suportam os dentes) e uma boa higiene oral. O seu ortodontista pode solicitar uma consulta de periodontologia, para efectuar esta avaliação. Se existir saúde oral e periodontal, qualquer adulto pode submeter-se a tratamento ortodôntico.

    A duração estimada é, normalmente, de 24 meses, podendo variar consoante o tipo de tratamento e dificuldade do mesmo (se o problema é só dentário ou também esquelético, se existe comprometimento periodontal, se o paciente é cooperante, entre outras condicionantes).

    Os aparelhos fixos promovem a retenção de placa bacteriana que, por sua vez, aumenta a probabilidade de desenvolver cáries e gengivite. A manutenção de uma boa higiene oral é de extrema importância no decorrer do tratamento ortodôntico. Por esse motivo, os dentes devem ser escovados com mais frequência e minúcia. Na consulta de colocação de aparelho fixo, ser-lhe-á explicada a técnica de escovagem e higiene interdentária a adoptar durante esta fase.

    Actualmente, existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, fixos ou removíveis, metálicos ou estéticos, consoante as necessidades e desejos do paciente.

    Os alinhadores invisíveis, dispositivos removíveis e transparentes, são muito procurados actualmente, uma vez que possibilitam uma correcção ortodôntica discreta. Através de um minucioso Planeamento Digital, é confeccionada uma sequência personalizada de alinhadores. Estes actuam através de forças de pressão, movimentando os dentes para a sua posição ideal. Devem ser utilizados durante todo o dia, só sendo removidos na altura das refeições e de escovar os dentes. Por serem aparelhos removíveis, possibilitam uma higiene oral mais facilitada face aos aparelhos fixos, uma vez que não implicam alterações às técnicas de escovagem e uso de fio dentário.

    Dentro dos aparelhos fixos, existem os aparelhos convencionais, auto-ligáveis e linguais. Podem ser metálicos (brackets metálicos) ou estéticos (brackets cerâmicos). Neste tipo de tratamento, através da interação entre os brackets/arcos e ligaduras, são geradas forças que provocam os movimentos dentários desejados.

    Os aparelhos de contenção (fixos e/ou removíveis) constituem a terceira e última fase do tratamento ortodôntico. Mesmo em idade adulta e após o tratamento ortodôntico, os dentes têm tendência a movimentar-se e procurar a sua posição inicial. A isto chamamos “recidiva do tratamento”. Os aparelhos de contenção permitem que os dentes se mantenham na sua posição ideal, pelo que o seu uso é imprescindível.

    Contactos

    Formulário

      Antes da descoberta dos anestésicos, os procedimentos odontológicos eram motivo de grande sofrimento para os pacientes. Desde então, a Medicina dentária tem tido muitos avanços tecnológicos.

      Contactos