Bem-Estar, Saúde Oral
Todas as idades são ideais para tratar dos dentes!
A cárie dentária e a doença periodontal são as patologias orais que mais afetam a população idosa. Estas duas doenças têm como principal causa a placa bacteriana, constituída por bactérias produtoras de ácidos que podem levar à destruição dos dentes e à formação de cáries. São também responsáveis pelas doenças dos tecidos de suporte dos dentes (gengivas e periodonto), que se manifestam através de gengivas sangrantes, “inchadas” e “descoladas” dos dentes, mau hálito, o “abanar” dos dentes e a presença de pus entre gengiva e os dentes.
A placa bacteriana pode ser controlada através de uma boa higiene oral, diminuição do número de ingestões de açúcares e a utilização de flúor.
Ao longo dos anos, muitas vezes, os dentes ficam com uma pequena parte da raiz (junto à gengiva) exposta – dente “descarnado”. Esta zona que fica descoberta e suscita mais sensibilidade e favorece o aparecimento de cáries radiculares. Nestes casos, deve evitar-se a escovagem horizontal, o uso de escovas duras e pastas dentífricas abrasivas.
É muito importante a intervenção regular do médico dentista na prevenção e no tratamento da cárie e da doença periodontal, pois a falta de tratamento pode levar à perda de dentes, criando-se condições para surgirem alterações estéticas e funcionais, nomeadamente na fala e na mastigação.
CONTACTE-NOS